bombeirodedeus

Setembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

posts recentes

A BEM DA HUMANIDADE

Quero ser bombeiro até mo...

DIA INTERNACIONAL DO BOMB...

Em honra de todos os meus...

Sinto orgulho de ser Mãe ...

Obrigado filho, por teres...

A triste realidade... se ...

O drama de um Bombeiro...

A essênçia de um Bombeiro...

BOMBEIRO

pesquisar

 

arquivos

Setembro 2013

Junho 2012

Maio 2012

Maio 2011

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Segunda-feira, 16 de Julho de 2007

Maior aerotanque anfíbio do mundo entra em acção!!!

 

Dois aviões russos Beriev Be-200, com capacidade para 12 mil litros de água, considerados os maiores anfíbios do mundo no combate aos fogos...-

vão ser hoje apresentados pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, na base aérea de Monte Real, Leiria. As aeronaves, que o Governo ainda ponderou adquirir no ano passado, foram alugadas por ajuste directo à Aeronova, representante em Portugal da empresa russa Beriev.

Estes dois aparelhos pesados são os que faltavam para que fosse cumprida a Directiva Operacional contra Incêndios, apresentada em Maio: 52 aeronaves, entre as quais quatro aviões pesados (dois Canadair CL-415C e dois Beriev Be- -200ES), 34 helicópteros (20 ligeiros, oito médios e seis pesados) e oito aviões aerotanques ligeiros e seis médios.

O Be-200 é considerado o maior anfíbio de combate aos fogos. Transporta 12 mil litros de água, embora só possa carregar nove mil na primeira descolagem. O grande porte, com 32,05 metros de comprimento e 31,88 de envergadura, limita a 13 os pontos de água onde pode carregar os tanques, com claras lacunas na zonas central e interior do país. No entanto, está preparado para abastecer no mar, com uma ondulação até 1,2 metros.

No ano passado um destes aviões fez testes operacionais em Portugal. A 6 de Julho sofreu, inclusive, um acidente quando tentava descolar, após reabastecimento na barragem da Aguieira, chocando contra a copa de umas árvores. Provocou um incêndio que envolveu cem bombeiros e ficou com uma asa danificada.

Nessa altura, a protecção civil italiana divulgava um relatório com o resultado dos testes realizados por uma daquelas aeronaves na zona da Sardenha, durante dois anos. As autoridades transalpinas apontaram dificuldades do aparelho em operar em terreno montanhoso, recusando a compra.

O Governo português, na mesma altura, ponderava comprar quatro Beriev, servindo esse negócio para que a Rússia abatesse em cerca de 90 por cento uma dívida a Portugal no valor de 63 milhões de euros. A ideia foi abandonada.

No seguimento, em Maio deste ano, o Governo abriu um concurso internacional para o aluguer de duas aeronaves que suportassem acima dos dez mil litros de água. Ou seja, à medida dos Beriev, os únicos com tais capacidades. Concorreram a Beriev, através da Aeronova, e a empresa portuguesa Aeronorte, ganhando esta o concurso.

Tanto a Beriev como a Aeronorte concorreram com o mesmo aparelho, o Be-200, e os procedimentos do concurso ficaram marcados por reclamações e contra-reclamações das duas empresas, atrasando a decisão sobre o vencedor por duas vezes. O Governo optou, então, pelo ajuste directo.

Na acta final, a Beriev deixou claro que não autorizaria a Aeronorte a alugar os aparelhos. Segundo Rui Pereira , o contrato agora firmado, com a Aeronova, resultou de um entendimento entre o grupo russo, o Governo e a Aeronorte, sem dar pormenores. Os valores em causa deverão ser hoje conhecidos.

 Fonte: Diário Notícias

publicado por bombeirodedeus às 14:19

link do post | comentar | favorito

as minhas fotos

links

subscrever feeds