bombeirodedeus

Setembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

posts recentes

A BEM DA HUMANIDADE

Quero ser bombeiro até mo...

DIA INTERNACIONAL DO BOMB...

Em honra de todos os meus...

Sinto orgulho de ser Mãe ...

Obrigado filho, por teres...

A triste realidade... se ...

O drama de um Bombeiro...

A essênçia de um Bombeiro...

BOMBEIRO

pesquisar

 

arquivos

Setembro 2013

Junho 2012

Maio 2012

Maio 2011

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Terça-feira, 10 de Julho de 2007

Bombeiro voluntario, profissão de risco!!!

 

"A chefe de serviço de pneumologia..., Cecília Longo, criticou  a inexistência de um "sistema de saúde específico" para os 40.000 bombeiros voluntários portugueses que nem sequer são considerados "profissionais de risco".

À margem da 1.ª Conferência Nacional sobre a Saúde do Bombeiro, em Oeiras, Cecília Longo alertou para o facto de "os bombeiros estarem sujeitos, a problemas específicos de saúde", nomeadamente, a nível da função respiratória e cardiovascular.

O stress pós-traumático, os riscos de contágio de hepatite e SIDA registados quando prestam "cuidados hospitalares e contactam com sangue e objectos contaminados" foram outros exemplos de risco para os bombeiros apontados pela especialista.

Como medida de prevenção, nomeadamente no âmbito respiratório, "o uso de protecções respiratórias é importante", defendeu."Não podemos continuar a assistir aos nossos bombeiros sem protecção térmica, sem protecção respiratória a combaterem fogos", apesar de o fazerem no combate aos incêndios urbanos.

Uma equipa de profissionais ...(Cecília Longo, António Salema e Cristina Vieira) iniciou uma investigação inédita sobre os riscos da exposição ao fumo na saúde dos 40 mil bombeiros voluntários portugueses.Actualmente, apenas os bombeiros profissionais são vigiados no que toca aos danos para a saúde que resultam da exposição ao fumo.

O estudo, que arranca simbolicamente no âmbito desta Conferência Nacional, visa testar inicialmente a função respiratória dos bombeiros voluntários e, posteriormente, os factores cardiovasculares.
Embora não existam estudos epidemiológicos sobre a prevalência de problemas respiratórios ou cardiovasculares em bombeiros portugueses, "estudos internacionais indicam que há mais problemas [nestas áreas] nestes profissionais do que na população em geral", explicitou a clínica.A longo prazo, a inalação do fumo é susceptível de diminuir a capacidade respiratória destas pessoas, que poderão vir a sofrer, nomeadamente, de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), adiantou Cecília Longo, que criticou também que os bombeiros não sejam "considerados uma profissão de risco, o que vai contra todos os estudos internacionais".Além do risco inerente à actividade, o facto de muitos bombeiros voluntários usarem os sistemas de apoio à respiração em incêndios urbanos, mas não nos rurais, "porque muitas vezes é incómodo", contribui para uma maior exposição ao fumo.

publicado por bombeirodedeus às 21:05

link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Paulo p. a 10 de Julho de 2007 às 22:54
Parabéns pelo blog, e também pela abordagem deste assunto que é muito importante para chamar a atenção para os perigos a que os bombeiros estão expostos e se possível fazer algo para que a sua protecção seja eficaz.
Só assim poderemos continuar a contar com o precioso trabalho de todos os bombeiros de Portugal em perfeitas condições de segurança.


De Clara a 12 de Julho de 2007 às 08:15
Não é preciso ser-se mto inteligente p ver q bombeiro é uma profissão de risco...Falta é vontade política para tratar os bombeiros de outra forma, de forma mais digna!
De ana mistery__2006 a 12 de Julho de 2007 às 15:33
gostei imenso desta visita ao teu blog, nunca é demais divulgar o trabalho de um soldado da paz, ainda mais aqueles que se dedicam voluntáriamente a salvaguar a vida e os bens de todos,Bjos
De Beatriz a 12 de Julho de 2007 às 16:17
Tudo se resolveria de uma forma simples, equiparar os Bombeiros à PSP e à GNR.
Estamos num país, que precisa dos voluntários para manter os seus quartéis de bombeiros, operacionais 24 horas. Pq não proceder a uma reestruturação digna na carreira de bombeiro, em que os que são hoje voluntários, possam se profissionalizar ficando cientes que no final do mês, terão o suficiente para pagar as suas contas e que puderam eles e os seus, usufruir de um sistema de prestação de serviços de saúde mais adequado ás suas necessidades.
Não entendo o pq da existência de 2 entidades na defesa dos vossos interesses, pq em vez de unirem forças, remaram cada uma para seu lado, e enquanto isso persistir não vai haver alterações.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Tudo se resolveria de uma forma simples, equiparar os Bombeiros à PSP e à GNR. <BR>Estamos num país, que precisa dos voluntários para manter os seus quartéis de bombeiros, operacionais 24 horas. Pq não proceder a uma reestruturação digna na carreira de bombeiro, em que os que são hoje voluntários, possam se profissionalizar ficando cientes que no final do mês, terão o suficiente para pagar as suas contas e que puderam eles e os seus, usufruir de um sistema de prestação de serviços de saúde mais adequado ás suas necessidades. <BR>Não entendo o pq da existência de 2 entidades na defesa dos vossos interesses, pq em vez de unirem forças, remaram cada uma para seu lado, e enquanto isso persistir não vai haver alterações. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Bjc</A> . <BR>

Comentar post

as minhas fotos

links

subscrever feeds